versão pdf

Os dados aqui utilizados foram publicados pelo INE a 2023-11-27 e são resultado do Inquérito às Condições de Vida e Rendimento, realizado em 2023 sobre rendimentos do ano anterior. Estão disponíveis aqui.

Taxa de privação material e social severa

Conceitos

Taxa de privação material e social severa

Taxa de risco de pobreza após transferências sociais

Conceitos

Nota: Os resultados relativos à taxa de risco de pobreza referem-se ao ano anterior (n-1). Optei por manter os anos como aparecem nos dados divulgados pelo INE para uma maior transparência quanto à origem dos dados.

Taxa de risco de pobreza após transferências sociais

Intensidade laboral per capita muito reduzida

Conceito

Nota: Os resultados relativos à Intensidade laboral per capita muito reduzida referem-se ao ano anterior (n-1). Optei por manter os anos como aparecem nos dados divulgados pelo INE para uma maior transparência quanto à origem dos dados.

Intensidade laboral per capita muito reduzida

Taxa de risco de pobreza ou exclusão social

Conceito

Nota: O indicador População em risco de pobreza ou exclusão social combina indicadores construídos com base num indicador relativo ao ano do inquérito n (Taxa de privação material severa) com informação relativa ao ano de referência do rendimento n-1 (Taxa de risco de pobreza e Intensidade laboral per capita muito reduzida). Optei por manter os anos como aparecem nos dados divulgados pelo INE para uma maior transparência quanto à origem dos dados.

Comparando as figuras seguintes, rapidamente se conclui que a taxa de pobreza ou risco de exclusão social dos Açores é comparável à da Roménia e da Bulgária.

Taxa de risco de pobreza ou exclusão social

Percentagem de pessoas em risco de pobreza ou exclusão social na UE.

  1. No caso dos itens de privação material e social, e dos indicadores globais de privação, a situação familiar é replicada para todos os seus membros, independentemente da idade. No caso dos itens de privação recolhidos ao nível individual, as crianças com menos de 16 anos são consideradas em privação se pelo menos metade dos indivíduos com 16 ou anos do agregado em que vivem referiram estar em privação. 

  2. Linha de pobreza: limiar do rendimento abaixo do qual se considera que uma família se encontra em risco de pobreza. Este valor foi convencionado pela Comissão Europeia como sendo o correspondente a 60% da mediana do rendimento por adulto equivalente de cada país. 

  3. No caso dos itens de privação recolhidos ao nível individual, as crianças com menos de 16 anos são consideradas em privação se pelo menos metade dos indivíduos com 16 ou anos do agregado em que vivem referiram estar em privação. 

  4. Excluem-se os estudantes dos 18 aos 24 anos; os reformados e/ou pensionistas de velhice ou invalidez; e as pessoas inativas com 60-64 anos e que vivem em agregados cuja principal fonte de rendimento são pensões.